sábado, 28 de março de 2009

boa memória ou saudosismo...

"boa memória ou simplesmente saudosismo?..." Quando fazemos por preservar aquilo que consideramos especial é boa memoria ou saudosismo?Dou por mim muitas vezes a lembrar-me de pormenores de acontecimentos passados, conversas, toques, carinhos, perfumes... momentos que quis e quero imortalizar até ao limiar da minha existência. Acredito que em cada um desses momentos se prendeu algo de mim e algo de outrém. Teremos sido "unos"? A nossa existência mudou nesse momento em que nos conhecemos? No momento em que ficamos deitados no escuro a conversar?A magia acontece? Aprecio particularmente os detalhes... já o escrevi neste meu "pequeno espaço nao existente"! Existe o Destino? A contrariedade é permanente? "Um passo errado seguido de passividade..." A ideia de permanente assusta-me! Não me custa dizer nunca, muito menos dizer sempre. Mas tremo ao pensar no conceito de permanente! Tento desmonta-lo, tirar-lhe importância, desvitaliza-lo, ver nele o que me assusta!
Acaba por haver diferença entre boa memoria ou saudosismo quando a memoria é aplicada a guardar recordações? ou o saudosista é aquele que ao guardar as recordações só vive para elas, acabando por esquecer-se do presente?
Não quero ser saudosista porque o saudosismo e a melancolia vivem de braço dado! A saudade é um sentimento tão portugues...

1 comentário:

  1. Memória e saudosismo...podem estar entrelaçados, tornando difícil definir o sentimento...algo bom merece ser recordado, algo bom, traz saudade. Leva a reviver, em pensamento, o momento. Não podemos, por tal, dizer que somos saudosistas. Um verdadeiro saudosista "apenas sabe reviver aquele momento sem pensar no presente". Recordar algo e sentir saudade desse momento é precisamente aquilo que consideramos ser uma grande parte do nosso VIVER!

    ResponderEliminar